sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Live Abord na Tailandia



A expectativa era enorme. Os dias em Chiang Mai foram maravilhosos, mas nao posso
negar que estavamos super ansiosos para o live abord. O mergulho na Tailandia esta entre os melhores do mundo. Estreia dupla, minha e do Renato, em mergulho embarcado por tantos dias. Essa experiencia de dormir, acordar, fazer as refeicoes, passar dias num barco, era uma coisa que eu queria muito fazer a tempos. O Renato entao, nao aguenta a hora de sumir da costa e ver somente o mar, pra qualquer canto que olhar.

Os companheiros mergulhadores

Segunda-feira dia 31/12, ultimo dia do ano, uma Van vem nos buscar no On On (o hotelzinho fuleiro, mas inesquecivel) 3:30h da tarde, e de la vamos pro aeroporto pra pegar mais uma galera, uma meia duzia de Tailandeses.

Assim que os vejo me lembro logo da comida, saquei que ia continuar nosso perrengue. Minha esperanca era de viajarmos com alguns ocidentais e nossas refeicoes serem mais parecidas, assim comeriamos melhor. Alias, na noite anterior ja passamos no supermercado e pra garantir estamos levando um estoquezinho de ovos, batatas e chocolate hehehe

Os tailandeses foram super bacanas conosco, nos apresentamos, mas impossivel lembrar dos nomes, tudo muito parecido, coisas do tipo: "jim jim", "pom pom", "sun sun", tambem trocamos palavras em portugues e tailandes, o Renato quer falar Thai e ta anotando tudo hehehe, enfim, tirando as coisas estranhas que eles comem, tudo gente boa.

Duas horas depois que saimos de Phuket chegamos a Khayo Lak, na operadora de mergulho. La encontramos mais uma galera que tambem ia pro live abord conosco, agora sim alguns ocidentais. O grupo entao ficou formado por 2 suecos (um casal que esta a 5 meses viajando pela Asia ...affeee q inveja!), 1 suica, a Andrea, um amor de garota, super engracada, ficou amigona nossa, 1 alema, 1 Japones, nos 2 brasileiros e mais uma duzia de tailandeses. Como a maioria manda, nao vou nem fazer comentarios sobre a comida durante os dias do liveabord. Pra eles devia estar um capricho so. Nos, sobrevivemos com os paes com manteiga, as bananas, o chocolate que levamos e, e, e, so... por problemas de comunicacao ou boa vontade nao rolou uma atencao exclusiva.

O Barco

Da operadora as vans nos levam para o cais. Deixamos os chinelos ali e veremos os mesmo somente dali quatro dias. Nossa quero ver conseguir calcar sapatos quando chegarmos no Brasil. Entramos para fazer o reconhecimento do local. Nosso quarto fica na proa, o primeiro. Gente do ceu, que que isso! O melhor lugar que ficamos ate agora. O barco e um assombro, corredor carpetado, acabamento de madeira em tudo, temos banheiros, cozinha, sala de dvd, area para lancharmos, deck e a area que utilizamos para os equipamentos e saidas pra mergulho. Como diz um amigo meu, coisa de patrao.

Nos reunimos para uma conversa sobre os procedimentos e regras que devem ser seguidas, durante os proximos 4 dias e mergulhos. Em seguida, apos acomodados, o jantar e servido, em seguida subimos pro deck, vamos conversando com as pessoas, nos conhecendo.

O barco parte proximo a meia noite. Assim e possivel ver os fogos dos grandes resorts a beira mar. Nos tambem temos fogos. Mas nao so por causa do ano novo. E um ritual comum na saida de todo live abord. Como todo brasileiro, estavamos prontos pra comemorar o ano novo, mas aqui na Tailandia e diferente, eles comemoram no ano novo chines que e em fevereiro, entao apenas os ocidentais se comprimentam, desejando Happy New Year!

OK Ok, 10 min depois vamos dormir. Afinal, nosso primeiro mergulho sera logo cedo no dia 01/01 as 7:30 da manha. affeee!

Sobre os mergulhos



Pra tentar dar uma resumida no que foi este live abord, vou contar que:
Num total foram 14 mergulhos. Todos em diferentes sites. Estamos num parque marinho chamado Similan Islands. Formados por 9 ilhas eu acho. E nossa embarcacao fica a todo tempo se locomovendo entre elas. Estamos em 18 mergulhadores e fomos divididos em 4 equipes. Acho que por nivel de certificado ou numero de mergulhos pelo que pude entender. Os mergulhos foram todos longos e profundos. Cada mergulho respeita a regra dos 30 mts de profundidade, e eram finalizados pontualmente aos 60 mins. Pra isso nossos cilindros sempre tinham um pouco mais de 200 bar, ou muito mais que 200 bars. Sorte que a agua aqui e bem quente, 27/28 graus. So assim pra ficarmos tanto tempo debaixo dagua.

Foram 4 mergulhos por dia, respeitando pontualmente os horarios. Sendo o primeiro as 7:30 da manha (affee esse era cruel...), as 11:30, as 16:30 e o ultimo noturno as 19:30, excetuando 1 noturno os demais fizemos todos, eu ainda inclui alguns snorkels nas paradas.

A operacao aqui e pauleira, alguns pontos em mar aberto exigem um tanto de agilidade tanto do mergulhador quanto da equipe, e isso temos que elogiar viu, os caras sao muito bons, quando vc pensa eles ja fizeram. Pow galera dive, sair de cliente e tudo de bom, nem nadadeira eu colocava hehehe

Cada mergulhador tem sua propria caixa com seu nome identificado e seus equipos, praticamente nao temos que fazer nada, so vestir a roupa (em partes, pq o ziper eles que fecham rsrs), depois e so sentar e logo vem 3 pra te montar, affeee to mal acostumada hehehe

O fundo do mar



Aqui, no mar de Andaman, a vida marinha e diferente mesmo, como eu pensava que era. E outro oceano. Acreditem se quiser, mas aqui nao tem "sargentinho" hehehe pelo menos em 14 mergulhos eu nao vi nenhum! A maioria dos mergulhos e de fundo rochoso, muita formacao de corais e anemonas. O que marca mesmo sao as cores. E uma variedade muito grande e em pequenos espacos o que parece ser montado de tao perfeito que e.

A vida e muito grande em peixes. Coloridos, diferentes formatos e tamanhos. Eu nunca (nos meus 103 mergulhos anteriores) havia mergulhado com tanta quantidade de peixes. Chegamos a ficar sem visibilidade. A quantidade de peixes faz sombra. E muito, muito peixe. Cardumes grandes e pequenos.

Vimos tambem muitas moreias, em todos os mergulhos (em um unico ninho, 3 filhotinhos juntos, lindo!), tartarugas, lulas gigantes (50cm! pre-historica?!), mtos peixe-leao, barracudas, o Nemo!!! hehehe o peixe-palhaco entre as anemonas, e o tubarao leopardo (que a turma toda viu menos eu que pra variar tava em transe com minha cam!), uma especie bem docil.

A visibilidade tava boa, uns 20 metros nos sites abrigados, mas nos de mar aberto o bicho pegou, muita correnteza, pouca visibilidade e muita profundidade, affee! mas todos valeram mto a pena!

Tambem fomos atacados por um peixe. Eu inocentemente fui fotografar o danado. Tinha feito isso varias vezes no dia anterior, sem saber que era uma especie agressiva. Estamos em pleno mergulho quando eu olhei pra tras e vi o suposto inimigo tomar distancia e atacar as nadadeiras do Renato. Ele era grande. E tinha dentoes de fazer estrago. Fui tentar espantar o cretino e logo ele veio pra cima de mim. Era bem assim mesmo, tomava distancia e vinha pra cima com tudo! Depois de quatro tentativas de ataque em que eu me defendi com a camera e com a nadadeira ele decidiu ir embora. affee, nos dias seguintes eu passei bem longe dele. A galera depois ficou tirando maior onda, rsrs tipo, "o amigo da monica" hehehe. O tal se chama Trigger Fish. Vou colocar fotos dele depois pra vcs verem, nao existe no Brasil (ainda bem, ufaaa).

Como o ultimo dia e corrido, nosso mergulho comeca antes do sol nascer. Affee, eles nos acordam as 6 da manha. Renato olha e ta escuro ainda, ai ele vira e me diz : "mas eu nao to afim de fazer noturno" hehehe
Otimo pra acordar! Alem do mais o mergulho aqui e coisa fina, agente sai da agua e em cinco passos ta no quartinho quente com toalha sequinha hehehe. Totalmente fora dos nossos padroes reais, mas e bom pra experimentar.

Os amigos

Acabaram os mergulhos, estamos de volta ao porto de onde saimos 4 dias atras. Pisar em terra firme e estranho, ainda estamos balancando.

Fazemos fotos, trocamos email com as pessoas... que coisa viu, momentos de despedida, nunca nos acostumamos com eles. Eu tenho vontade de trazer todos os amigos comigo numa caixinha. Ja temos onde ficar na Suica, na Alemanha, etc etc hehehe
Fala serio, isso nao tem preco.

Eu ainda to que nem maracuja de tanta agua. Fecho os olhos e os peixinhos ainda estao passando na minha frente. O Renato entao criou guelras, depois de 1 hora mergulhando a 30 metros ele ainda me sobe com 60 bar! que que isso...

Bjus a galera dive e nao dive que acompanha o blog.
Aguas claras e quentes pra vcs!

Mônica Magalhães
CBPDS/CMAS 3 Estrelas
Email: monica.cotia@gmail.com
Profile Orkut: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=11464728585999206540