quarta-feira, 13 de junho de 2007

Uma paixão pelo fundo do mar


Posso afirmar sem errar que mergulhar foi a experiência mais fantástica que eu já tive na vida.
Comecei meu curso com uma expectativa normal, mesma anciedade e curiosidade de qualquer outra nova experiência no mundo das atividades de aventura. Como quem compra uma bike e sai pra fazer o primeiro pedal, ou como fazer o primeiro rafting, o primeiro rapel, etc ...
Você pode simplismente experimentar, pode gostar muito, ou se apaixonar.
Não gostar é praticamente impossível.
Se você está aqui agora, é por que temos algumas coisas em comum, seja o amor pela natureza, pela adrenalina que corre nas veias a cada aventura vivida ou pelo orgulho de não viver na inérsia do cotidiano.
Eu estava indo conhecer Fernando de Noronha em Setembro de 2004, e claro, como todos recomendam, não dá pra sair de lá sem conhecer o fundo do mar! Já saí de São Paulo com meu curso agendado. É verdade que é mais caro fazer o curso lá, mas também olha o privilégio de ter o mar de noronha como piscina não é ?

Hoje eu chego a conclusão que a primeira experiência numa atividade de aventura é muito importante. Pode ser crucial na sua decisão, pode se apaixonar ou nunca mais voltar a fazer. Ter uma primeira boa impressão de qualquer coisa é vital.
Se você mergulha certamente se lembra do dia do seu batismo, ou check out, como queiram chamar, que é o primeiro mergulho no mar. Se foi uma experiência agradável você deve se lembrar com muito orgulho e carinho, caso contrário ...
O mar é realmente imprevisível. Por isso, se um aluno faz seu batismo em condições pouco favoráveis eu já trato de aconselhar na mesma hora a fazer outro mergulho, de preferência logo em seguida pra tirar qualquer impressão distorcida do que realmente é a atividade de mergulho. E isso deve ser utilizado em qualquer atividade práticada. É como se dar uma segunda chance já que a primeira não servio como parâmetro.
Meu medo, principalmente com as questões de segurança no mergulho me fizeram buscar mais informações, ir atrás de conhecimento e aprimoramento na prática para garantir em primeiro lugar meu próprio bem estar. E hoje, depois de muitos conceitos vistos e revistos, perceber a importância e responsabilidade de conduzir as pessoas nesta atividade.
Depois do meu batismo em Fernando de Noronha eu me apaixonei não só pelo mergulho, mas por tudo com que ele se relaciona, como pela vida marinha, pelas embarcações, pelos naufrágios, etc ...

Agora a grande satisfação veio mesmo no dia em que eu conduzi meu primeiro aluno em seu primeiro mergulho. Descobri que, ser uma apaixonada pelo mergulho é muito bom, mas ver nascer essa paixão nas outras pessoas e saber que você contribuiu pra isso é impagável.
Cabe muito bem dizer aqui que Noronha é um lugar sensácional sem dúvida nenhuma, mas isso não quer dizer que seja o único lugar que valha à pena pra começar a mergulhar.

Minha proposta é mostrar pra você os lugares conhecidos e comercializados, lugares inexplorados e inusitados, lugares que eu experimentei, conheci e as experiências que tive, e principalmente, os lugares que eu não conheço e vamos ter a oportunidade de conhecer juntos.
Abraços e águas claras pra você!

Mônica Magalhães
CBPDS/CMAS 3 Estrelas
Email: monica.cotia@gmail.com
Profile Orkut: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=11464728585999206540

Nenhum comentário: