sábado, 15 de novembro de 2008

Da Ilusão à Luz



Quando pequena, ou melhor, quando criança, por volta de 7 anos de idade, o Natal representava um período de férias, viagens, festas e presentes. Com tanta coisa boa assim junto pra comemorar, é impossível não crescer na expectativa desta data festiva.

Muitos Natais assim aconteceram pelos anos seguintes. Nunca tivemos nada muito extravagante e refinado, mas sempre fomos abençoados com a fartura, harmonia em família, os presentes e as viagens.

Apesar de saber, eu ainda podia não entender, a participação de Jesus nesta história de Natal. E minha fé estava presente na convicção que eu tinha de que Papai Noel traria meus presentes naquela noite, assim que eu adormecesse.

Infelizmente essa fé foi quebrada numa noite de Natal em que meu pai adormeceu e se esqueceu de depositar meus presentes ao lado das minhas habituais meias e bilhetes destinados ao Papai Noel. Crescer tem mesmo inúmeras desvantagens.

Os Natais seguintes não tiveram o mesmo sabor. Papai Noel não me traria mais presentes. Vieram períodos de crise familiar onde a harmonia não estaria mais presente. Chegou o tempo de trabalhar, e logo se foram as tão esperadas e desejadas férias e viagens.

Já dizia o poeta, “é preciso provar do doce pra reconhecer o que é amargo”. Os sonhos natalinos de uma criança foram destruídos, mas eu pude ver nascerem os sonhos de uma mulher. Mesmo não tendo mais o Natal que tinha quando criança, descobri que existem pessoas que têm muito menos. Menos família, menos coisas, menos sonhos, menos fé, etc. E assim compreender a importância da solidariedade. Dividir o pouco com quem tem menos que você.

Esta não é uma história minha. Todos passam por este ciclo de crença e desapontamento. O que deve prevalecer é a fé, não no gordinho de roupas vermelhas e barbas brancas mas no Homem que tem cicatrizes na palma das mãos e nos promete muito mais do que bons presentes. Nele estão todos os nossos sonhos, os inocentes das crianças e os sempre impossíveis sonhos dos adultos.

Nenhum comentário: