quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Salve Obama!


Eu me acho tão nova, mas quando começo a ver o tanto que já participei nas linhas dos livros de história fico emocionada.
Eu era pequena mas me lembro de ver pela televisão as marchas pelas "diretas". Em seguida eu vi mas não entendi porque Tancredo morreu, anos depois soube que a história do país foi mudada por um micróbio.
Mesmo sem saber direito do que se tratava pude crescer na democracia decretada pelo bigodudo do Sarney, não me afetou em nada a falência do Plano Cruzado aos 8 anos de idade, mas meu pai deve ter sentido no bolso aquela inflação astronômica.
Eu ví e me lembro bem do Collor fazendo cooper. Eu ví eleger o presidente mais novo da história do meu país e dias depois mesmo também não sendo afetada em nada aos 15 anos eu ví o bonitão meter a mão no bolso do país. Eu ví fotos do falecido PC Farias, morto e ainda quente.
Enfim o impeachment, esse eu posso dizer que ví e participei, fui às ruas de cara pintada, sem entender muito bem pelo que eu protestava. Me lembro do jingle como se fosse hoje "Rosane, sua galinha! foi o PC que pagou sua calcinha!" rs, engraçado.
To começando a achar que eu ví muito mais coisa do que imagino. Pense que eu ví o Itamar se apaixonar pela garota sem calcinha que não me lembro o nome.
Aos 18 anos eu pude participar ativamente da história, eu votei em Fernando Henrique pra presidente do meu país. E pude ver um homem culto, inteligente se sobresair num antro de ignorantes.
Eu vivi a URV e o Plano Real, já trabalhava e sentia no bolso o que isso tudo queria dizer.
Eu ví, o insistente Lula ser eleito presidente depois de dezenas de tentativas e hoje eu vejo que a política de esquerda e a de direita se juntaram em vias de mão única.
Hoje eu também ví, e não me reconheci.Imagine você: eu ouvindo as declarações do recem eleito Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e me emocionando.
O que será que a televisão fez comigo? O que será que o mundo fez comigo? Sem tom pejorativo, mas se eu choro ouvindo as palavras de Obama na TV imagine você a África o que sentiu.
Eu não chorei quando Lula ganhou as eleições no Brasil.
Se você também viu a alegria estampada nos rostos da TV a euforia de milhares de pessoas pelo mundo (inclusive a minha), posso dizer que você viu neles o sofrimento.
É isso mesmo. Esse choro não é de alegria é de esperança, seja do fim das guerras, das crises, da fome e da miséria que assola os países da África. Isso eu também vi.
Eu gostaria muito de acreditar numa mudança, quero ver, quero acreditar que nesse discurso de melhorar o mundo ele está se referindo ao planeta terra e não somente do mundinho que ele vive na América.
E você, o que viu e o que vê?

Nenhum comentário: